Saiba a diferença entre Neurose e Psicose

Saiba a diferença entre Neurose e Psicose

  • Neurose

Podemos nos referir a neuroses, pois podem existir diversos tipos dessa psicopatologia. Estados neuróticos podem incluir, obsessões, fobias, compulsões, alguma depressão e até amnésia. Para alguns psicanalistas a neurose pode ser identificada como: conflitos internos, entre os impulsos do Id e medos gerais do superego; a presença de impulsos sexuais; a incapacidade do Ego através da influência racional e logico para ajudar a 
pessoa a superar um conflito; e a manifestação da ansiedade neurótica.

  • Psicose

Na psicose há a perda do controle involuntário das emoções, pensamentos e impulsos. Portanto neste caso a realidade e fantasia se confundem, podendo ainda a realidade ser substituída por delírios e alucinações.
Neste caso psicopatológico, ocorre no geral a aceitação do estado psicótico por parte do paciente. A capacidade de relacionamento social e emocional é afetada. Ocorre também uma desorganização da personalidade.

Mas atenção!
Não se diagnostique, procure um profissional, a psicanálise pode lhe ajudar. Caso deseje temos uma equipe de profissionais no Instituto GAIO.

  • A diferenciação destas estruturas clínicas

Em essência, a principal diferença entre neurose e psicose é a forma em que elas afetam a saúde mental. O comportamento neurótico pode estar naturalmente presente em qualquer pessoa, ligado a uma personalidade desenvolvida. O comportamento psicótico pode ir e vir como resultado de várias influências. Os efeitos de alguns medicamentos podem causar episódios psicóticos, ou uma situação traumática que afeta o bem-estar psicológico de uma pessoa podendo desencadear o episódio. A distinção entre as condições ou distúrbios neuróticos e psicóticos é realizada através de uma avaliação mas precisa de um psicanalista, psicólogo ou psiquiatra, que pode tratar os sintomas com  terapia ou em até em alguns casos medicação (psiquiatra). No caso da psicanálise a cura desses transtornos se dar por meio da análise (terapia) este processo e tempo de terapia pode variar de paciente para paciente. 

  • Conheça nossa Formação em Psicanálise Clínica Intensiva

Escola de Psicanálise Clínica Sigmund Freud – SPSIG faz parte do Instituto GAIO Formação Social & Profissional, fundação em 12 de Agosto de 2008. A nossa Escola de formação psicanalítica visar formar profissionais capacitados para  atuarem como terapeutas na luz da Psicanálise em consultório particular ou em qualquer outro ambiente em que o conhecimento psicanalítico possa ser aplicado.  Abrange também pessoas que querem utilizar a Psicanálise em sua área de trabalho, para pesquisa ou para docência na área ou para aprimoramento pessoal.


SAIBA MAIS