PSICANÁLISE PRESENCIAL

Formação Livre em Psicanálise Clínica Intensiva – Presencial em SP (Centro)  – 1.550h 

Sobre a nossa escola

A Formação Livre em Psicanálise Clínica do Instituto GAIO (Universidade Corporativa GAIO) está associada à Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud de São Paulo – SPSIG.  O Instituto GAIO tem como fundação a data de 12 de Agosto de 2008.

Qual objetivo da formação?

A nossa Escola de formação psicanalítica visar formar psicanalistas capacitados para  atuarem como psicoterapeutas psicanalistas clínicos para abertura de seu consultório particular ou em qualquer outro ambiente em que o conhecimento psicanalítico possa ser aplicado (Clínicas, Escolas, ONGS, Empresas, Órgãos públicos e outros).  Abrange também pessoas que querem utilizar a Psicanálise em sua área de trabalho, para pesquisa ou para docência na área ou para aprimoramento pessoal.  

Qual a duração da nossa formação?

A formação Intensiva presencial tem a duração a partir de 12 meses/12 Módulos (Um Encontro Mensal aos sábados na Rua Do Ouvidor, n° 54 Conjunto 62 Anhangabaú – Centro de São Paulo), contudo, é claro que a formação psicanalítica não se restringe apenas a esse período, pois como proposto por Freud, essa área é uma área de formação continua. Nesta metodologia o (a) aluno (a) precisará participar do encontro mental, em são paulo.  

Veja alguns vídeos rápidos sobre como funciona a formação em nossa escola!

Quem pode estudar psicanálise?

O Curso de Formação em Psicanálise é dedicado a pessoas estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento. A nossa escola possui alunos (as) de diversas áreas, bem como de diversos estados do Brasil. Se você tem o interesse em conhecer a mente humana, segundo a proposta de Sigmund Freud seja bem-vindo(a). 

No Brasil a formação livre em Psicanálise pode ser realizada por pessoas que possuírem a certificação do ensino médio.  

Seja um (a) Psicanalista Clínico formado pelo INSTITUTO GAIO

O Que é necessário para concluir a formação?

Veja o tripé de nossa formação psicanalítica 

Teoria Psicanalítica: conceito da psicanálise desenvolvido por Freud e as escolas que surgiram a partir desse conceito (no encontro presencial terá essa base, alguém dos materiais complementares disponível para que o aluno possa complementar a formação contínua). 

Análise Pessoal e Estrutura do pensamento psicanalítico: como pensar psicanaliticamente e análise pessoal para atendimento clínico (poderá ser feito na escola ou com psicanalista particular).  

Praticar a teoria – Supervisão clínica: supervisão acompanhada, estruturação de casos e orientação para abertura de consultório clínico, bem como atendimento ainda em formação.  

Um pouco da nossa escola e nosso suporte ao aluno (a)

A nossa Escola foi Inspirada nos princípios de Sigmund Freud.  Um diferencial de nossa Escola é a flexibilidade e acessibilidade de nossos professores, colaboradores e coordenação de curso.  O que muitas vezes não é encontrado em diversas escolas psicanalítica no Brasil. 

  • Prezamos os ensinamentos e concepções psicanalíticos que visam à prática clínica (não apenas em consultório, mas nas relações humanas como um todo) e o saber acadêmico.
  • Nosso método de ensino permite ao aluno (a) entrar em contato com o saber psicanalítico, em ordem cronológica, e experienciar os diversos sentimentos despertados pelas descobertas de Freud.
  • O aluno (a) conta ainda com grupos de estudos online ou presencial e pesquisas, formados por professores e alunos para o aprofundamento em psicanálisedebate e a elaboração de artigos sobre um tema de interesse que tenha despertado o interesse deste grupo ao longo do curso.

Veja a nossa  GRADE CURRICULAR com todas as disciplinas/módulos a serem cursados

Certificação (diplomação) e Amparo Legal

Ao final da formação a Escola de Psicanálise Clínica do Instituto GAIO (Universidade Corporativa GAIO), certificará o estudante/aspirante a psicanálise como curso profissional e livre, em conformidade com Associação Internacional de Psicanálise – IPA e amparado legalmente pela Lei nº 9.394/96 Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) Parecer 285/04.  O Instituto GAIO, com seus mais 11 anos de experiência e capacitação profissional age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Respaldado com amparo legal do Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

A formação em Psicanálise Clínica oferecida pelo INSTITUTO GAIO e SPSIG possui selo registrado na Biblioteca Nacional – BN, conforme n° de Registro 02228BN.

Respaldo Legal da Formação em Psicanalise pela Escola de Psicanálise Clínica do Instituto GAIO: A Formação em Psicanálise é de caráter Livre no Brasil, porém, é reconhecida e amparada pela Portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego – CBO nº 2515-50 e Aviso 257/57 do Ministério da Saúde; Decreto Federal 2208 de 17/04/97, Portaria 397 do Ministério do Trabalho, Parecer CONJUR/MS/CMA 452/2.  O diploma da formação de nossos alunos tem o registro na Biblioteca Nacional RD.  (Um diferencial). 

Mais informações e dúvidas sobre a formação entre em contato a coordenação da Escola: 

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICANÁLISE CLÍNICA 

psicanalise@institutogaio.com.br

(11) 94558-9357 – WhatsApp – COORDENAÇÃO  ou agende um horário para o Coordenador lhe retornar (11) 3277-4415

A Psicanálise nasceu para ser uma profissão livre e laica segundo Freud, e não para ser feudo ou monopólio de alguém ou sociedade alguma. E, se algum dia isso vier acontecer, a partir daí a Psicanálise poderá ser qualquer coisa, menos Psicanálise.

Breve currículo do Coordenador do curso: Professor Universitário a mais 9 anos, Psicanalista, Coordenador do Curso de Formação em Psicanálise Clínica pelo Instituto GAIO e SPSIG e Supervisor das áreas de Psicanálise, Psicoterapias Breves de Orientação Psicanalítica e Clínica Psicanalítica, tem experiências no Ensino Superior Privado e Público desde 2011. É Doutorando em Psicologia Clínica – Linha de Pesquisa Psicanálise pela Bircham International University – BIU, Mestrado em Educação pela UNIFESP, Pós Graduação em Identidade, Cultura, Políticas Sociais e Serviço Social. Atuou como Tutor Presencial – EAD do quadro da Universidade Aberta do Brasil – UAB no curso em EAD de Gestão de Administração de Políticas Públicas pela UNB e Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Faz parte do Grupo de Estudos, Seminários e Pesquisas Psicanalíticas Freudiana e Psicopatologia Psicanalítica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É pesquisador nas áreas de Educação e Psicanálise.

Qual é o investimento na formação?

Valor promocional com desconto incentivo: 

R$ 169,90  –  para pagamento em boleto bancário até o 10º dia do mês. 

 R$ 229,00 – para pagamento  após o vencimento (10° dia do mês) em boleto bancário. 

Veja o modelo do Certificado (diploma) da Formação em Psicanálise Clínica – Frente

Frente do Certificado

Certificado enviado digitalmente ou fisicamente caso o aluno (a) deseje (Prazo de até 15 dias úteis após a conclusão da formação em Psicanálise Clínica)

Veja o modelo do Certificado (diploma) da Formação em Psicanálise Clínica – Verso

Verso do Certificado

Histórico Escolar com todas disciplinas realizadas. Selo da Biblioteca Nacional, da Sociedade de Formação Psicanalítica Sigmund Freud - SPSIG e Instituto GAIO

Veja que estão falando sobre a nossa escola! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *